top of page

Segunda edição do Bahia Vinho Show supera expectativa de expositores e visitantes.

Bahia Vinho Show 2018 foi sucesso de público

Evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio no Hotel Vila Galé Salvador

Cerca de 1.200 pessoas lotaram o Hotel Vila Galé Salvador, entre os dias 16 e 18 de maio, para participar do Bahia Vinho Show 2018. O maior evento do estado inteiramente dedicado ao vinho teve em sua programação palestras com sommeliers e enólogos de renome internacional, além de degustação e feira de vinhos do Velho e Novo Mundo. Os ingressos foram limitados e custaram R$ 50.

No total, 20 empresas participaram como expositores da Feira, entre elas 14 vinícolas, distribuidoras e importadoras de vinho que, juntas, levaram para o evento aproximadamente 250 rótulos para degustação e venda com valores abaixo dos praticados no mercado. Nomes como Dieb Import – uma das patrocinadoras do evento –, Sost, Interfood, Perini, AB Wines Distribuidora, Araújo Mateus, Oliveira Representações, Vinho Sobre Rodas e Santa Vitória. Na ocasião, a Natalgest Importações, que representa exclusivamente a vinícola portuguesa Quinta de S. Sebastião, lançou oficialmente os seus rótulos, marcando a entrada definitiva no mercado baiano.

Quatro vinícolas do Vale do São Francisco representaram a região no Bahia Vinho Show 2018, aproveitando a ocasião para divulgar o enoturismo local: a premiada Rio Sol, a produtora de vinhos orgânicos Bianchetti, a Mandacaru e a São Benedito.

Também patrocinadora do evento, a Federicci Queijos disponibilizou em seu estande todos os seus queijos para degustação e comercialização a preços diferenciados. Os demais expositores foram a Superúteis, especializada em produtos em couro, a Divino Pão, produtora de pães artesanais com fermentação 100% natural, e a DPI, com placas, canecas, entre outros artigos personalizados. Já a marca de roupas ICG participou da feira com algumas peças de sua coleção para venda no local, enquanto a Loplast apresentou diferentes taças de bebida em seu estande.

“O evento foi muito bacana para divulgarmos a nossa marca e mostrarmos ao grande público a importância do vinho na vida das pessoas”, avalia o sommelier Guido Mariano, distribuidor dos vinhos da Rio Sol.

Para a diretora administrativa da Dieb Import, Sheila Jacinto, o Bahia Vinho Show é importante por promover um encontro entre as pessoas do meio, que entendem de vinho e querem conhecer mais sobre o mercado. “Nesta edição, percebemos muitos empresários buscando novas parcerias e oportunidades de negócios no evento”, conta a gestora.

Segundo Silvio Federicci, sócio-diretor da Queijos Finos, que comercializa a marca Federicci Queijos, o Bahia Vinho Show foi uma excelente oportunidade para a empresa lançar novos produtos, aproveitando a degustação para entender a aceitação do público. “Durante os três dias do evento tivemos um feedback do consumidor final, que acabou sendo muito positivo”, comemora.

Para Flávia Santana, da Interfood, “o evento superou as expectativas, trazendo um público conhecedor de vinhos e resultando em boas vendas para a empresa”.

Pela primeira vez no evento, o maître e sommelier do restaurante Taboada Bistrot, Paulo Sérgio, elogiou a variedade e qualidade dos rótulos disponíveis no Bahia Vinho Show. “A feira está maravilhosa”, classifica.

Programação

Além da degustação e feira de vinhos, os participantes do Bahia Vinho Show 2018 tiveram acesso a palestras e workshops com importantes profissionais do mundo do vinho. Foi o caso do diretor e enólogo da vinícola chilena Fox Wines, Sérgio Reyes, que na ocasião realizou uma “Degustação Guiada dos vinhos Quereus, principalmente a produção do Limeted Edition”. Já Ricardo Henriques, enólogo português da Vinícola Rio Sol, produtora que mais conquistou medalhas na Etapa Brasil do Concurso Mundial de Bruxelas, falou sobre "Uvas do Vale do São Francisco comparadas com vinhos na origem".

Autor do livro “Despertar para o vinho”, o gastrólogo, consultor, colunista e crítico de vinhos Gilvan Passos, em Salvador exclusivamente para o evento, palestrou sobre “Lisboa, a Nova Fronteira do Vinho Português”. E o educador em bebidas, com certificações em vinhos pela Wine and Spirits Education Trust - WSET (nível 3) e Court of Master Sommeliers (nível 1), Alexandre Takei, fez uma degustação às cegas.

O sommelier e proprietário da vinícola Viapiana, do Rio Grande do Sul, César Curra, abordou os "Desafios da produção de vinhos de uma vinícola familiar no Brasil”, enquanto o sommelier internacional e diretor da Dieb Import, Pedro Luz, conduziu o workshop “Simplificando o Vinho”.

A sommelière Élen Suzana Uebel fez uma degustação guiada com vinhos da produtora portuguesa Santa Vitória. Já o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS - BA), Waldemar Lott, ministrou a palestra "Novos caminhos do vinho e do sommelier (A carta perfeita)". O diretor da Cellarium Adegas e Vinhos e consultor de vinhos formado pela ABS-SP, Antônio Lago, falou sobre “Vinhos do Porto - sua origem e história”.

Sobre o Clube Gourmet Bahia

O Clube Gourmet Bahia é o realizador do Bahia Vinho Show e do Festival Clube Gourmet na capital baiana. A empresa atua no fomento de ações que aproximem fornecedores, produtores, distribuidores e público final, com o intuito de ajudar no desenvolvimento do mercado turístico e gastronômico no estado. Identificando ferramentas de mercado e criando situações favoráveis, o Clube Gourmet Bahia traz um conceito de funcionalidade e conexão entre as pontas de mercado que precisam se encontrar.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page