top of page

Filmes imprescindíveis para os amantes do vinho


O cinema e o vinho podem se harmonizar perfeitamente! O vinho tem inspirado grandes filmes de vários gêneros ao longo dos tempos. Desde comédias e dramas recheados de enredos, amizades, encontros, desencontros e, muitas vezes, a boa gastronomia, até documentários sobre as diferentes regiões que produzem a bebida no mundo.

Elencar os melhores filmes é uma tarefa difícil, mas há alguns que são considerados imprescindíveis não apenas para os amantes do vinho, mas também aos aficionados por cinema. O Clube Gourmet Bahia foi buscar o que havia de melhor nesses filmes e lista abaixo 12 obras elencadas em ordem cronológica, da mais antiga para a mais moderna. Assim como cada um prefere um tipo de vinho com uma harmonização diferente, a ideia foi trazer para o nosso público filmes diversos e inspiradores.

1. Interlúdio ('Notorious'), de Alfred Hitchcock – Estados Unidos, 1946 - Depois da queda do Terceiro Reich, o Serviço Secreto dos EUA, a fim de evitar ataques terroristas, se infiltra em uma rede de nazistas que vivem no Rio de Janeiro. Uma história de amor permeia uma clássica narrativa de espionagem. No filme, os nazistas armazenam urânio em garrafas de vinho e uma grande adega de vinho, mais que garrafas de vinho, traz cenas emocionantes.

2. Marcelino Pão e Vinho (´Marcelino Pan y Vino') , de Ladislao Vajda – España, 1954 - - Drama baseado em um livro homônimo de José María Sánchez Silva, sobre um pobre órfão que vive em um convento de freiras e que rouba pão e vinho para alimentar o homem esquálido do crucifixo do sótão, que no final o levará ao céu com ele. Foi um dos maiores êxitos comerciais e de crítica do cinema espanhol na época.

3. Esta terra é minha ('This earth is mine'), de Henry King – Estados Unidos, 1959 – Longa baseado no romance 'A Taça e a Espada' de Alice Tisdale Hobart ambientado nas vinhas da Califórnia durante os anos de Proibição.

4. O Segredo de Santa Victoria ("The secreto of Santa Vittoria"), de Stanley Kramer – Estados Unidos, 1969 – Tragicomédia baseada no romance homônimo de Robert Chricht e ambientado nos dias da Segunda Guerra Mundial após a morte de Mussolini e o fim do fascismo na Itália.

5. Sem teto ou lei ('Sans toit ni loi'), de Agnès Varda - França 1985 - Drama em 'flashback' vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza e do Prêmio César à Melhor Atriz da Academia de Cinema Francês por Sandrine Bonnaire, por sua interpretação de Mona, uma adolescente vagabunda que é encontrada morta.

6. Um passeio pelas nuvens ('A Walk in the Clouds'), de Alfonso Arau – Estados Unidos/ México, 1992 -Drama romântico, baseado no filme italiano de 1942 'Quattro Passi fra le Nuvole' (Quatro passos através das nuvens) por Alessandro Blasetti , que conta a história de um soldado americano e uma jovem mexicana que tem medo de voltar para a vinha de seu avô porque está grávida.

7. Horizonte Sem Limites (Higher Love), de John Huddles - Estados Unidos, 1998. Um jovem planeja vender a coleção de vinhos de sua família com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios. Mas encontra seu tio Cullen, um homem com planos muito mais bizarros para o tesouro da família.

8. O vinhedo ('El viñedo'), de Esteban Schroeder - Uruguai / Chile, 2000 - Drama de intriga baseado em fatos reais. Um jornalista de um importante jornal em Montevidéu começa uma investigação quando descobre que o assassinato de um jovem em um vinhedo não é um evento isolado e tem conotações políticas.

9. Entre Umas e Outras (Sideways), de Alexander Payne – Estados Unidos, 2004 - Considerado um dos filmes de vinhos mais marcantes sobre o mundo rural do vinho, o longa conta a história de dois amigos que descobrem no vinho e em suas próprias companhias uma forma de aproveitar e refletir um pouco mais sobre a vida. Fato curioso: o filme ajudou a Pinot Noir a se transformar em um dos vinhos mais vendidos dos Estados Unidos.

10. Um Bom Ano , de Ridley Scott – Estados Unidos 2006 - Russell Crowe é um acionista londrino que se vê obrigado a voltar para a França – onde passou a infância em um lindo chateau ao lado de seu tio. No filme, uma taça de vinho é capaz de mudar vidas.

11. O caminho do vinho ('El camino del vino'), de Nicolás Carreras - Argentina 2010 - Comédia dramática sobre um famoso sommelier que chega a Mendoza, Argentina, para participar do 'Mestres da Comida e do Vinho', depois de ter "viajado o mundo em uma garrafa de vinho", como ele costumava repetir.

12. Obsessão Vermelha ('Red Obsession'), de David Roach e Warwick Ross - Austrália 2013 - Documentário com entrevistas com enólogos, críticos e amantes do vinho em uma viagem de Bordeaux à China.

Além dos 12 filmes acima elencados, ressaltamos quatro documentários sobre vinhos, todos recentes, de 2014 para cá e disponíveis na plataforma digital Netflix (Brasil). Além de proporcionarem uma viagem para diferentes regiões produtoras de vinho no mundo, levam o público a uma imersão na deliciosa realidade do mundo do vinho.

Um ano em Champagne, é um original da Netflix dirigido por David Kennard. O documentário, de 2014, acompanha vinicultores, produtores de vinho famosos, amadores e especialistas e o complexo processo de produção de vinhos exclusivos da famosa região de Champagne na França.

Somm: Dentro da garrafa, de 2015, é um documentário norte-americano que traz depoimento de especialistas enólogos e sommeliers que mergulham nos mistérios que cercam o vinho, desde a sua história deliciosa e colorida, até a maneira como é produzido e comercializado.

Sour Grapes: As Uvas Azedas de Rudy Kurniawan, o original da Netflix, de 2016, é dirigido por Jerry Rothwell e Reuben Atlas. Trata-se de uma crônica espantosa de um fascinante caso de fraude em torno do mundo do vinho e do vigarista que enganou milhões de investidores.

Decantado (Decanted), de 2016, é um documentário da Netflix produzido de forma poética. Concentra-se na região vinícola do Vale do Napa (Califórnia) e produtores de vinho que fizeram do local seu lar. A direção é de Nick Kovacic.

Garanta já o seu ingresso para o Bahia Vinho Show 2018, à venda nos balcões do Ticketmix e no site do Sympla.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page