top of page

Lucius Gaudenzi: De olho no prato e no mar


Matéria por: Silvia Araújo

O chef de cozinha e empresário Lucius Gaudenzi, dono do Restaurante Du Chef, tem o hábito de apreciar o mar da cozinha, do alto do seu estabelecimento, localizado no Farol da Barra, em Salvador. Nascido e criado no bairro da Barra, como faz questão de frisar, Lucius é fascinado pelo mar. Afinal, é ex-atleta profissional do surf e nutre uma paixão absoluta pelo esporte, que pratica há mais de 30 anos.

Na busca do seu prazer diário, o empresário aliou o surf à gastronomia. Para se ter uma ideia, durante a concepção do projeto do restaurante, ele escolheu um imóvel do qual pudesse avistar o mar e, mesmo sob protestos dos amigos, instalou a cozinha no andar de cima, considerado “área nobre” do imóvel. “Lógico que a cozinha deveria ser ali, pois é onde fico o dia todo. Eu preciso ter mais prazer no que estou fazendo”, defende-se entre risos, contando que, numa oportunidade de folga, pega a prancha e vai surfar, “para relaxar e refrescar a cabeça”.

E parece que a fórmula “mar + cozinha” deu certo, pois Lucius tem aquele perfil do “cara boa praça”, de sorriso fácil e de bem com a vida. De jeito atencioso, ele transita no restaurante e aborda os clientes com suavidade. No Du Chef, ele criou o clima de aconchego, sentido na simplicidade da decoração e na receptividade do formato sazonal do cardápio, que tem a cara de quem adquiriu conhecimento e técnica da culinária.

Lucius foi aluno da prestigiada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e trabalhou em restaurantes de diversas origens, como francesa, asiática, tailandesa, australiana e italiana.

“Com o próprio conceito do restaurante, busquei fazer uma cozinha com a minha identidade, uma cozinha de fusão, onde uso ingredientes de vários lugares, incluindo o Brasil, mas tendo todo o cuidado com o que deve interagir no prato, para tudo entrar em sintonia e não criar confusão, ao invés de fusão”, brinca, finalizando.

A matéria você também encontra na 4º edição do Guia do Clube Gourmet Bahia. Disponível na melhores bancas de Salvador.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page